terça-feira, 3 de agosto de 2010

Lasanha Enrolada do Anonymus Gourmet

Oi pessoal!

Então, vocês devem estar se perguntando algo como "por que essa louca vai fazer um post sobre lasanha?", certo? Na verdade esse post tem uma looonga história, que eu vou começar a contar agora.

No ano retrasado o Anonymus Gourmet (Um senhor muito simpático que faz receitas na RBS tv todos os sábados de manhã) fez essa receita no ar, e nós fizemos/adoramos. O problema foi que nós não copiamos, confiando que o link com o vídeo da receita continuaria online até o fim dos dias, e que algum apaixonado pela receita tenha postado em algum blog a cópia desta. Pois semana passada eu fui fazer a receita, depois de ter ficado um bom tempo sem fazê-la, e eis que me deparo com um problemão: não havia nada além da lista de ingredientes disponível na internet; nem o vídeo muito menos ela explicada passo à passo.

A conclusão da história toda foi que eu me salvei por ter uma boa memória (e a lista dos ingredientes, é claro!), mas como a receita é muito boa ela vale um post; pra continuar, digamos, fresca, na rede ^^.

Vamos à ela!

Ingredientes para os rolinhos de lasanha:

- 500g de massa fresca para lasanha (Ou um pacote das massas prontas de mercado. Messa de acordo com o refratário/forma que tu vai usar pra assá-las depois)

- 300g de ricota 

- 1 molho de espinafre 

- 4 colheres (sopa) azeite de oliva 

Ingredientes para o molho:

- 1 molho de espinafre

- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo

- 1 litro de leite, 

- 100g de manteiga, 

- 200g de queijo mussarela ou queijo lanche (Corte em pedaços suficientemente pequenos para que o seu liquidificador consiga batê-los sem queimar, ou seja: tiras medianas)

Ingredientes para a camada crocante:

- 200g de queijo mussarela ou queijo lanche fatiado


Modo de preparo:

- Rolinhos: Pegue um molho de espinafre e corte em tiras pequenas e passe para uma tigela. Depois pegue a ricota e esfarele-a com o garfo, cuidando para não deixar bolotas inteiras dela no meio. Junte com o espinafre e coloque as colheres de azeite de oliva. Amasse com as mãos até todos os ingredientes serem misturados (Sim, vai ser uma meleca. Sim, você vai sujar as suas mãos e tudo o que tiver ao redor, então tome cuidado). Depois disso, pegue o seu refratário/forma e a massa para lasanha, e comece a enrolar a massa com o recheio de ricota+espinafre e colocar os rolinhos no refratário, (Uma dica é tentar colocar a dobra da massa para baixo: menos problemas de rolinhos abrindo sem-querer) até completá-lo (Outra coisa: essa fase é no olhômetro. Eu calculei mais ou menos uma colher e meia de sopa de recheio por pedaço de massa pronta, mas dependendo do tamanho do seu molho de espinafre pode variar, então cuidado para não sobrar recheio no final!). Rolinhos prontos, vamos ao molho!

-Molho: A parte mais fácil da receita! Pegue todos os ingredientes e jogue no liquidificador... ok, mas são muitos ingredientes, então o que fazer? Simples, divida a quantidade dos ingredientes pela metade, e bata em duas partes. Exemplo: em vez de 1 molho de espinafre, coloque meio; em vez de um litro de leite, coloque meio; em vez de... Vocês entenderam, certo? (depois é só repetir com o que sobrou). Depois disso, pegue as duas partes batidas do molho e coloque em uma panela, e mecha até perceber que o queijo/manteiga derreteu, e que o molho parece mais homogêneo (3-5 minutos). Depois disso, é só colocar o molho sobre os rolinhos que já estarão no refratário!

- Toque final antes de ir para o forno: coloque o queijo mussarela/lanche que sobrou cobrindo toda a superfície da lasanha, assim quando ela assar vocês vão ter uma casca de queijo derretido tostado cobrindo toda a sua extensão.

-Tempo no forno: como o de uma lasanha normal, em torno dos 45 min, com forno pré-aquecido em 'alto', na temperatura de 200 graus (e se mantém até o fim).

Era isso, espero que tenham gostado!

Qualquer dúvida é só perguntar!


3 comentários: